terça-feira, 10 de abril de 2012

Literatura de cordel no 5º Ano

As professoras Maria Rosenei e Mari desenvolveram um trabalho com os alunos do 5º Ano envolvendo a Literatura de Cordel. Mas afinal o que é Literatura de Cordel?

Literatura de cordel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Literatura de cordel também conhecida no Brasil como folheto, é um gênero literário popular escrito frequentemente na forma rimada, originado em relatos orais e depois impresso em folhetos. Remonta ao século XVI, quando o Renascimento popularizou a impressão de relatos orais, e mantém-se uma forma literária popular no Brasil. O nome tem origem na forma como tradicionalmente os folhetos eram expostos para venda, pendurados em cordas, cordéis ou barbantes em Portugal. No Nordeste do Brasil o nome foi herdado, mas a tradição do barbante não se perpetuou: o folheto brasileiro pode ou não estar exposto em barbantes. Alguns poemas são ilustrados com xilogravuras, também usadas nas capas. As estrofes mais comuns são as de dez, oito ou seis versos. Os autores, ou cordelistas, recitam esses versos de forma melodiosa e cadenciada, acompanhados de viola, como também fazem leituras ou declamações muito empolgadas e animadas para conquistar os possíveis compradores. Para reunir os expoentes deste gênero literário típico do Brasil, foi fundada em 1988 a Academia Brasileira de Literatura de Cordel, com sede no Rio de Janeiro.

Alguns textos produzidos pelos alunos para colocar nos cordéis da sala de aula...

1. Aluna Radharani Bertazzo da Silva

Meu nome é Radharani, tenho10 anos e estou no 5º Ano da E.M.E.F.José de Alencar.
Em uma terça feira ensolarada, a professora mandou pegar o livro de Português e, no meio do trabalho sobre comunicação, descobrimos que no sertão fazia os cordéis para se pendurar palavras, histórias, poesias. 
A professora deu a ideia de fazer um cordel na sala de aula e disse que seriam cinco grupos com cinco crianças em cada um deles. Cada grupo escolheu um tema.
O meu grupo ficou de fazer sobre doces. Tem grupos qe fizeram de palavras, histórias ou poesias.
 Todos nós achamos muito interessante e divertido e queremos fazer isso mais vezes. 

2. Aluno Danrlei A. Teles

O lugar onde vivo

O lugar onde vivo
É lindo demais
Todos vivememharmonia
E com paz
É um lugar tranquilo e sereno
Onde cresci desde pequeno
Vivo aqui
Com muita felicidade
Se sair daqui
Ficarei com saudade

Parabéns aos alunos pelo trabalho produzido e às professoras pela brilhante ideia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário